sábado, 29 de junho de 2013

Azul e amarelo (como este céu de junho)

Hoje, sabadão, eternamente o dia mais esperado da semana, que sempre me faz lembrar o texto do Vinícius de Moraes, em que ele exalta magistralmente este dia, merece um look mais leve, mais fofo, mais colorido.
 
Para combinar, céu de brigadeiro com aquele ventinho típico de inverno. Perfeito para dar umas voltinhas sem compromisso por aí. Então, nessa leveza toda, nesse prenúncio de férias, fui assim andar à toa:
 
 
Eu visto:
camisa de corações: Gregory
cardigan amarelo: Zara
cinto tressê: roubado da gaveta do marido
calça jeans boyfriend: Hering
sapatilha dourada: Sonho dos Pés
bolsa: Uncle K
 
 

Bom sábado a todos. Beijos. Inté.

Para quem quis conhecer o texto, em prosa, do Vinícius, é este aqui:

Dia de sábado (Vinícius de Moraes)

Porque hoje é sábado, comprei um violão para minha filha Susana, a fim de que ela aprenda dó maior e cante um dia, ao pé do leito de morte de seu pai, a valsa "Lágrimas de dor", de Pixinguinha - e seu pai possa assim cerrar para sempre os olhos entre prantos e galgar a eternidade ajudado pela mão negra e fraterna do grande valsista...
Porque hoje é Sábado, desejarei ser de novo jovem e tremer, como outrora, à idéia de encontrar a mulher casada, de pés de açucena; desejarei ser jovem e olhar, como outrora, meus bícepes fortes diante do espelho...
Porque hoje é Sábado, desejarei estar num trem indo de Oxford para Londres, e à passagem da estação de Reading lembrar-me de Oscar Wilde, a escrever na prisão que o homem mata tudo o que ele ama...
Porque hoje é Sábado, desejarei estar de novo num botequim do Leblon, com meu amigo Rubem Braga, ambos negros de sol e com os cabelos, ai, sem brancores; desejarei ser de novo moreno de sol e de amores, eu e meu amigo Rubem Braga, pelas calçadas luminosas da praia atlântica, a pele salgada de mar e de saliva de mulher, ai...
Porque hoje é Sábado, desejarei receber uma carta súbita, contendo sobre uma folha de papel de linho azul a marca em batom de uns grossos lábios femininos, e ver carimbado no timbre o nome Florença...
Porque hoje é Sábado, desejarei que a lua nasça em castidade, e que eu a olhe no céu por longos momentos, e que ela me olhe também com seus grandes olhos brancos cheios de segredo…
Porque hoje é Sábado, desejarei escrever novamente o poema sobre o dia de hoje, sentindo a antiga perplexidade diante da palavra escrita em poesia e como dantes, levantar-me com medo da coisa escrita e ir olhar-me ao espelho para ver se eu era eu mesmo...
Porque hoje é Sábado, desejarei ouvir cantar minha mãe em velhas canções perdidas, quando a tarde deixava um alto silêncio na casa vazia de tudo que não fosse sua voz infantil...
Porque hoje é Sábado, desejarei ser fiel, ser para sempre fiel; ser com o corpo, com o espírito, com o coração fiel à amiga, àquela que me traz no seu regaço desde as origens do tempo e que, com mãos de pluma, limpa de preocupações e angústia a minha fronte imensa e tormentosa...
 
 
 
 
 

 

4 comentários:

  1. Acho que amarelo combina com sábado. Gostei da combinação com azul e branco. Bjs, Ingrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amarelo é cor de dias esperançosos e felizes. Fiquei meio navy, adoro. Beijos.

      Excluir
  2. Nossa! Ontem eu estava exatamente de amarelo, azul e branco! E comprei um colete de pelo ( parecido) na C&A.... Freud explica . Postei no instagram. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena eu não ter o Insta. Só tenho o Pobregram...rs
      Freud explica mêsss. O colete já é velhinho, mas tá aguentando mais um inverno. Beijas.

      Excluir